Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Capítulo 6 – Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

Inicialmente a proposta para as atividades é enfatizar conceitos de ciências sobre células, suas estruturas, funções e variações e também sua interação com demais células, outros conceitos abordados são de imunologia, desenvolvendo-os a partir do contexto socio científico. Será trabalhada a forma com que o corpo reage a patógenos, juntamente com o funcionamento da vacina e resposta imunológica do corpo.

O fenômeno de estudos que será utilizado é surto de sarampo, ocorrido no Brasil pela falta de vacinação que acontece em sua grande maioria em decorrência das fake news e de movimentos negacionistas e anti-vacina. Também é comentado a importância de artigos sérios serem escritos de forma mais legível para que a população consiga ter entendimento e conhecimento dos mesmos, pois foi observado que informações anti-vacina atingem mais pessoas por terem uma fácil compreensão.

Atividade 1: os alunos serão divididos em grupos para que discutam reportagens sobre o retorno do sarampo, o professor pode dar início discutindo algumas coisas relacionadas ao assunto. Os alunos terão como base alguns textos, para que possam responder algumas questões, como a prevenção e tratamento do sarampo. É importante a enfatização da vacinação e do surto de sarampo no país.

Atividade 2: essa atividade propõe a pergunta “por que o surto de sarampo está ocorrendo mesmo com a vacina sendo um método de prevenção utilizada no sistema público de saúde?”, onde os estudantes responderão com base na atividade feita anteriormente e elaborarão hipóteses sobre elas[CM2] . As hipóteses serão escritas no quadro e divididas em categorias.

Atividade 3: aqui será feita a análise das reportagens que foram utilizadas, podendo ser realizada uma discussão para que os alunos levantem argumentos a favor ou contra, sendo necessário a junção de fontes confiáveis, mas há a possibilidade do professor disponibilizar os meios de informação. A sugestão é que os alunos sejam divididos em grupos correspondentes as categorias divididas anteriormente, onde terão que sustentá-las com argumentos e evidências. É interessante o uso de fontes diversas, como reportagens, artigos e blogs, para que após seja discutido sobre as mesmas.

Atividade 4: por fim será divulgado o estudo sobre o que foi aprendido, onde é sugerido a utilização da atividade “segue o fio’, esse nome foi dado em referência a um thread de tweets, que seria uma sequência de tweets sobre determinado assunto. Os alunos escreverão em papéis simulando essa sequência, explicando e relacionando as evidências, mas para isso o professor estabelece algumas regras, como a quantidade máxima de tweets. Os mesmos serão apresentados para a turma e após serão colocados juntos ao quadro produzido anteriormente. A ideia é que os alunos discutam para ver qual tem validade para ser postado, e a postagem pode ser feita através das redes sociais da escola ou do professor. Para finalizar os grupos farão um texto contendo a importância da vacina, o perigo da não vacinação e também os possíveis efeitos colaterais, para que seja compartilhado no WhatsApp ou em outras redes sociais.

            Para o ensino remoto é possível adaptar a realização dessas atividades substituindo os encontros presencias por encontros remotos, para que as discussões possam ser realizadas, utilizando a plataforma do Google Meet por exemplo. Para fazer o quadro comparativo e para a criação da atividade “segue o fio”, pode-se recorrer a ferramenta do Canva.


Referências:

Franco, Luiz Gustavo (Org.) Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021. 

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