Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Capítulo 6 – Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades
Inicialmente a proposta para as atividades é
enfatizar conceitos de ciências sobre células, suas estruturas, funções e variações e
também sua interação com demais células, outros conceitos abordados são de
imunologia, desenvolvendo-os a partir do contexto socio científico. Será
trabalhada a forma com que o corpo reage a patógenos, juntamente com o
funcionamento da vacina e resposta imunológica do corpo.
O fenômeno de estudos que será utilizado é surto de
sarampo, ocorrido no Brasil pela falta de vacinação que acontece em sua grande
maioria em decorrência das fake news e de movimentos negacionistas e
anti-vacina. Também é comentado a importância de artigos sérios serem escritos
de forma mais legível para que a população consiga ter entendimento e conhecimento
dos mesmos, pois foi observado que informações anti-vacina atingem mais pessoas
por terem uma fácil compreensão.
Atividade 1: os alunos serão divididos em grupos
para que discutam reportagens sobre o retorno do sarampo, o professor pode dar início
discutindo algumas coisas relacionadas ao assunto. Os alunos terão como base
alguns textos, para que possam responder algumas questões, como a prevenção e
tratamento do sarampo. É importante a enfatização da vacinação e do surto de
sarampo no país.
Atividade 2: essa atividade propõe a pergunta “por
que o surto de sarampo está ocorrendo mesmo com a vacina sendo um método de
prevenção utilizada no sistema público de saúde?”, onde os estudantes
responderão com base na atividade feita anteriormente e elaborarão hipóteses
sobre elas[CM2] . As hipóteses serão escritas no quadro e divididas
em categorias.
Atividade 3: aqui será feita a análise das reportagens
que foram utilizadas, podendo ser realizada uma discussão para que os alunos
levantem argumentos a favor ou contra, sendo necessário a junção de fontes
confiáveis, mas há a possibilidade do professor disponibilizar os meios de
informação. A sugestão é que os alunos sejam divididos em grupos
correspondentes as categorias divididas anteriormente, onde terão que sustentá-las
com argumentos e evidências. É interessante o uso de fontes diversas, como
reportagens, artigos e blogs, para que após seja discutido sobre as mesmas.
Atividade 4: por fim será divulgado o estudo sobre o
que foi aprendido, onde é sugerido a utilização da atividade “segue o fio’,
esse nome foi dado em referência a um thread de tweets, que seria uma
sequência de tweets sobre determinado assunto. Os alunos escreverão em
papéis simulando essa sequência, explicando e relacionando as evidências, mas
para isso o professor estabelece algumas regras, como a quantidade máxima de tweets.
Os mesmos serão apresentados para a turma e após serão colocados juntos ao
quadro produzido anteriormente. A ideia é que os alunos discutam para ver qual
tem validade para ser postado, e a postagem pode ser feita através das redes
sociais da escola ou do professor. Para finalizar os grupos farão um texto
contendo a importância da vacina, o perigo da não vacinação e também os
possíveis efeitos colaterais, para que seja compartilhado no WhatsApp ou
em outras redes sociais.
Para o ensino remoto é possível adaptar a realização dessas atividades
substituindo os encontros presencias por encontros remotos, para que as
discussões possam ser realizadas, utilizando a plataforma do Google Meet por
exemplo. Para fazer o quadro comparativo e para a criação da atividade “segue o
fio”, pode-se recorrer a ferramenta do Canva.
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