Questionário sobre o Artigo 2: Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia do Livro: Aprendizado ativo no ensino de botânica
Neste artigo os autores Suzana Ursi, Kelma Cristina de Freitas e Diego Tavares Vasques, abordam como surgiu o termo "Cegueira Botânica", o porque de sua ocorrência, quais meios podemos utiliza para mitigar esse problema e também discutem questões sobre esse termo.
1. Quem
introduziu o termo “cegueira botânica”, e quando?
Esse
termo foi sugerido e introduzido por James H. Wandersee e Elisabeth E.
Schussler no ano de 1998 durante uma reunião sobre o ensino de biologia e
botânica.
2. O
que é cegueira botânica?
É
a incapacidade de distinguir plantas no seu ambiente, seja na natureza ou no
cotidiano como a própria casa.
3. Quais
os principais sintomas da cegueira botânica? Você já conheceu alguém, ou já apresentou
você mesmo, esses sintomas? Exemplifique, se a resposta for afirmativa.
São
diversos os sintomas da cegueira botânica e dentre eles a não identificação das
plantas, o não reconhecimento do papel e importância delas para o planeta e nem
sequer seu ciclo de vida. Já experenciei esses sintomas, quando não tinha tanto
conhecimento sobre as plantas, muitas passavam despercebidas por mim e em outro
momento que percebi isso em outra pessoa foi quando mostrei uma imagem deste livro
para uma menina de 11 anos, a mesma disse que via um macaco em uma árvore com
algumas plantas apenas, não identificando nenhuma delas.
4. Quais
princípios de percepção visual humana podem explicar a cegueira botânica? Cite
os princípios, e comente aquele (s) que te chamou mais atenção.
Os
princípios que explicam a cegueira botânica são: a não identificação e
observação de coisas na qual não possuímos conhecimento; a distinção apenas de
elementos que não são monocromáticos no meio, como flores e frutos que
consequentemente se destacam pelas cores; a proximidade dos elementos e a
estática; elementos com baixa prioridade são descartados por nós por não
apresentarem perigo; o campo perspectivo ser estimulado por diferenças, como a
cor.
Desses
princípios os que mais me chamaram a atenção foram dois, o primeiro que diz que
identificamos o que conhecemos, pois me identifiquei, quando não possuía
conhecimento as plantas passavam quase despercebidas e noto que quando consigo
passar esse conhecimento para outras pessoas elas começam a ter um olhar mais
aguçado para as plantas. O outro que me fez pensar foi o que fala sobre não
detectarmos o que não nos mostra perigo, me levando a ver que ainda temos
instintos como presas e também predadores de prestar bastante atenção em
animais, por poderem apresentar algum risco para nós.
5. Quais
são os fatores apontados no texto como causas da cegueira botânica?
A
falta de introdução do assunto de botânica no ensino escolar, desde o ensino
infantil até o ensino médio, e quando há é desinteressante e pouco estimulante,
que geram questões de falta de interesse e conhecimentos básicos do assunto. Fatores
culturais e sociais também contribuem para que haja a cegueira botânica, pois
desde registros da Grécia Antiga temos a ideia de que plantas são inferiores
aos animais e através do Cristianismo e Cartesianismo essa ideia se perpetuou
até hoje.
6. Qual
é a relação entre a cegueira botânica e o ensino?
A
relação entre a cegueira botânica e o ensino, seria de abrir espaço para o
conhecimento de botânica para os alunos, para que primeiramente consigam
observar e conhecer as plantas que estão ao seu redor, juntamente com suas
características. Sem o conhecimento dificilmente será mitigada a cegueira.
7. Qual
é o papel dos professores na mitigação da cegueira botânica?
Os
professores tem o papel de levar esse conhecimento sobre a botânica para seus
alunos, incentivando e tornando algo prazeroso de aprender para eles. Sendo
necessário que tenham um bom embasamento para que possam ministrar essas aulas
e torna-las suficiente para sair do ensino comum quando se trata da botânica.
8. Quais
são as principais críticas apontadas no texto para a utilização do termo
cegueira botânica? Comente as principais apontadas pelo texto.
Uma
crítica seria o uso do termo “cegueira” que se não usada de forma metafórica
refere-se à deficiência visual, e também o termo que vem do inglês “plant” onde
há criticas por ser um termo que não abrangeria todo o reino vegetal.
9. Segundo
o texto, quais dimensões devem ser consideradas para a promoção do Ensino de
Botânica a serviço da Educação Científica? Comente cada um deles.
O
texto cita algumas dimensões e entre elas: as dimensões ambientais, pois há uma
grande ameaça ao reino vegetal num geral por conta do crescimento da população
e por consequência gerando uma poluição elevada, então o conhecimento sobre as
plantas pode ser uma forma de impedir ou desacelerar questões preocupantes do
meio ambiente; As dimensões filosófica, cultural e histórica que implica nas
questões artísticas, mudanças históricas como o uso do café que engata em um
vínculo cultural no qual possuímos até hoje com essa planta; As dimensões
médicas se encaixam na importância e também os perigos que as plantas podem
causar para nós, o conhecimento delas faz com que esses saberes possam ser
compartilhados evitando riscos ou diminuindo-os; As dimensões estéticas que são
aquelas que promovem a observação e cuidados de plantas que nos proporcionam
bem-estar; As dimensões éticas traz como pauta assuntos que necessitam de um
cuidado maior, como o aborto e a legalização das drogas, que tem uma certa
sensibilidade ao serem discutidos e colocados em jogo.
10. Segundo
o artigo, quais abordagens de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas para
aprimorar o ensino de botânica e mitigar a cegueira botânica? Comente cada uma
das abordagens mencionadas no texto.
O
ensino hibrido que conta com elementos virtuais onde é incluído as tecnologias
presentes mas mescla com o ensino presencial, ambos sendo complementados; o
ensino por investigação é uma forma de fazer com que o aluno busque o
conhecimento, tentando torna-lo mais crítico e reflexivo, elaborando hipóteses
e construindo conhecimento com base nos conteúdos; A abordagem STEM que
significa em português ciência, tecnologia, engenharia e matemática, onde
aborda o ensino interdisciplinar integrando ao conhecimento do indivíduo, é uma
forma de relacionar várias áreas que podem levar ao desenvolvimento de algo
maior; a sigla CTSA, refere-se a ao ensino que agrupa as ciências, tecnologia,
sociedade e ambiente, compreendendo o aluno como cidadão, que poderá contribuir
com a sociedade por meio do estudo das ciências e tecnologias, pois ele estará
aprendendo os conteúdos com base no contexto social também; As Metodologias de
aprendizado ativo, colocam o aluno como parte do ensino, tornando-o mais ativo
durante os estudos, dando de certa forma “voz” a ele.
Comentários
Postar um comentário