Resumo da abertura do I Encontro do PIBID

Mesa redonda:

- Professora Claudia Candido Diretora da E.E.E.F. Cristóvão Colombo (Mat-Canoas)

- Professora Carolina Casco Duarte Schlindwein Supervisora na E.E.E.M. Dr. Oscar Tollens (Bio/Quim-POA)

- Professora Cassiana Grigoletto Coordenadora de área no campus Restinga do IFRS (LP-Restinga)

- Professora Marine Lisbôa Alves Ferreira Supervisora na E.M.E.F. Governador Leonel Brizola e ex-bolsista do PIBID IFRS (Mat-Caxias)

Início da apresentação foi com a professora Mariana apresentando o programa do PIBID.

Após a Professora Cláudia Candido falou sobre a importância de dar oportunidades, de abrir portas para os alunos, para que se possa proporcionar cada vez mais a real vivência e envolvimento com a docência.

A professora Carolina Schlindwein, trouxe o benefício da troca de conhecimentos e auxílios das escolas com os bolsistas. Relatou sobre a revitalização do laboratório de ciências e de informática, onde os Pibidianos auxiliaram para que fossem feitos ajustes para os laboratórios ficarem em bom estado para uso. Também conta sobre a estreia da feira de ciências, sendo um ganho para os alunos, professores, servidores e para a comunidade.

Professora Cassiana Grigoletto, falou da importância dos projetos, pois são voltados para a iniciação docente e auxiliam no estabelecimento da prática, na visão dos planejamentos, sendo uma experiência rica para o processo de formação de futuros professores.

Marine Ferreira atualmente é professora e conta sobre a sua participação no PIBID como aluna enquanto estava na graduação, e faz relação com o momento presente onde é supervisora do PIBID. Fala também sobre a adaptação da realidade que vivemos juntamente com a realidade dos alunos.

Ao final foram discutidos vários assuntos sendo alguns: como deixar os alunos mais próximos à escola devido a pandemia, como será suprido o atraso nas aulas e houve também outros relatos que foram muito construtivos pelo compartilhamento de experiências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

Questionário sobre o Artigo 2: Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia do Livro: Aprendizado ativo no ensino de botânica