Resumo do Capítulo 3 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Neste capítulo serão utilizados conteúdos relacionados ao sistema nervoso humano, onde o tema abordado será “dor no membro fantasma”, os estudantes realizarão atividades relacionando o conteúdo com o fenômeno abordado. E para que essas atividades sejam realizadas, anteriormente a ela serão passados conteúdo para que tenham uma base, ou seja, será uma atividade para complementar ao que já foi estudado.
Então para iniciar as
atividades, os estudantes irão analisar o fenômeno a ser estudado – de que
forma eles farão isso ¿ - eles irão realizar a leitura de um texto e após essa
leitura eles terão que elaborar hipóteses para a pergunta: “Por que acontece a
dor no membro fantasma¿”
Após a feição das hipóteses as
mesmas serão retomas aos alunos para que eles possam observa-las e categoriza-las.
Com as hipóteses
categorizadas, os estudantes irão utilizar pesquisas médicas, que serão
fornecidas pelo professor, para que conversem e tirem dúvidas em relação a
elas.
Após essa conversa entre o
professor e os alunos, os estudantes irão relacionar as suas hipóteses com as
pesquisas que foram lidas na atividade anterior, registrando suas conclusões em
um quadro que após será anexado juntamente às conclusões de toda turma.
E para finalizar as
atividades, os alunos farão individualmente um texto para explicar e concluir o
por quê acontece a dor no membro fantasma.
No momento atual estamos
realizando apenas aulas remotas, então essa atividade pode ser realizada de
diversas formas, e a sugestão que trazemos para a adaptação seria:
Os textos e pesquisas trazidos nas atividades serão utilizados como atividade assíncrona, que poderá ser postado pelo site utilizando pela escola ou entregue pela mesma. Poderá ser utilizada a plataforma do Google Meet para os encontros, e assim possam ser conversados e discutidos os assuntos, e também para que os alunos sejam divididos em grupos por exemplo, para que possam realizar esse debate. Para a criação do quadro, pode ser utilizada a plataforma do Canva, onde todos podem editar para que coloquem as suas hipóteses e realizada as categorizações.
Comentários
Postar um comentário