Resumo do Capítulo 3 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Capítulo 3 - Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano

            Neste capítulo serão utilizados conteúdos relacionados ao sistema nervoso humano, onde o tema abordado será “dor no membro fantasma”, os estudantes realizarão atividades relacionando o conteúdo com o fenômeno abordado. E para que essas atividades sejam realizadas, anteriormente a ela serão passados conteúdo para que tenham uma base, ou seja, será uma atividade para complementar ao que já foi estudado.

Então para iniciar as atividades, os estudantes irão analisar o fenômeno a ser estudado – de que forma eles farão isso ¿ - eles irão realizar a leitura de um texto e após essa leitura eles terão que elaborar hipóteses para a pergunta: “Por que acontece a dor no membro fantasma¿”

Após a feição das hipóteses as mesmas serão retomas aos alunos para que eles possam observa-las e categoriza-las.

Com as hipóteses categorizadas, os estudantes irão utilizar pesquisas médicas, que serão fornecidas pelo professor, para que conversem e tirem dúvidas em relação a elas.

Após essa conversa entre o professor e os alunos, os estudantes irão relacionar as suas hipóteses com as pesquisas que foram lidas na atividade anterior, registrando suas conclusões em um quadro que após será anexado juntamente às conclusões de toda turma.

E para finalizar as atividades, os alunos farão individualmente um texto para explicar e concluir o por quê acontece a dor no membro fantasma.

No momento atual estamos realizando apenas aulas remotas, então essa atividade pode ser realizada de diversas formas, e a sugestão que trazemos para a adaptação seria:

Os textos e pesquisas trazidos nas atividades serão utilizados como atividade assíncrona, que poderá ser postado pelo site utilizando pela escola ou entregue pela mesma. Poderá ser utilizada a plataforma do Google Meet para os encontros, e assim possam ser conversados e discutidos os assuntos, e também para que os alunos sejam divididos em grupos por exemplo, para que possam realizar esse debate. Para a criação do quadro, pode ser utilizada a plataforma do Canva, onde todos podem editar para que coloquem as suas hipóteses e realizada as categorizações.


Referências:

Franco, Luiz Gustavo (Org.) Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

Questionário sobre o Artigo 2: Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia do Livro: Aprendizado ativo no ensino de botânica