Resumo do Capítulo 5 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Capítulo 5 – Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica
Neste
capítulo serão abordadas atividades referentes a nutrição e a relação com
questões socio científica. Haverá a investigação e relacionamento dos açúcares
de adição em bebidas industrializadas com fatores que podem levar a obesidade,
trazendo também seu impacto social. No Brasil foram constatados aumentos no uso
excessivo desse tipo de açúcar, juntamente com a quantidade de crianças e
adolescentes que estão com sobrepeso, obesas e que apresentam diabetes. As
atividades contarão com a interdisciplinaridade das matérias de biologia,
física e química.
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Atividade 1: inicialmente serão feito o levantamento
de dados e o pensamento sobre o fenômeno, onde inicialmente irão ser realizado
um questionário para a coleta de dados sobre da alimentação/nutrição da turma.
Após ocorrerá a discussão com a turma sobre questões relacionadas a essa temática,
podendo ser utilizado o gráfico feito a partir do questionário como meio de
observação do modo em que os estudantes estão se alimentando.
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Atividade 2: é proposto o experimento para a
observação da quantidade de açúcar de adição presente em bebidas
industrializadas através do uso de um prisma e um apontador laser. Serão
preparadas soluções de açúcar e em seguida será estabelecido um padrão para a medição
da concentração para que sejam mensuradas as concentrações. Para finalizar
serão realizados os resultados dessa experiência.
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Atividade 3: será para a discussão e reflexão dos
dados das atividades 1 e 2, através de perguntas que instiguem os estudantes a
pensarem sobre o consumo excessivo de açúcar e a relação que isso tem com o
aumento de casos de obesidade entre crianças e adolescentes, também trazendo a
importância de uma boa e variada alimentação.
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Atividade 4: será realizada uma conversa sobre
obesidade, fazendo com que os alunos levantem hipóteses sobre esse assunto e
também para que observem que essa doença pode ocorrer por interferência de
diversos fatores além do excesso de açúcar. Para isso será utilizando um texto
como base, esse texto fala sobre o hormônio leptina, conhecido como hormônio da
saciedade.
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Atividade 5: essa atividade terá como objetivo
discutir e relacionar os dados científicos que explicam a obesidade juntamente
com as hipóteses sugeridas pelos estudantes na atividade anterior, as análises
serão feitas em grupos.
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Atividade 6: as análises feitas anteriormente serão
ampliadas e aprofundadas, podendo haver conflitos no uso dos dados e hipóteses,
gerando um uma discussão entre as posições. O objetivo é fazer com que o aluno
perceba que a obesidade é uma doença multifatorial, havendo diversos fatores
que influenciam no seu aparecimento e trazer também a importância dos
resultados da investigação.
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Atividade 7: por fim aconteceria a divulgação dos
conhecimentos, sendo aberta a escolha para qualquer tema abordado e também a
forma que será divulgado, mas que envolva a comunidade escolar.
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