Resumo do Capítulo 5 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Capítulo 5 – Investigando a alimentação humana como uma questão socio científica


Neste capítulo serão abordadas atividades referentes a nutrição e a relação com questões socio científica. Haverá a investigação e relacionamento dos açúcares de adição em bebidas industrializadas com fatores que podem levar a obesidade, trazendo também seu impacto social. No Brasil foram constatados aumentos no uso excessivo desse tipo de açúcar, juntamente com a quantidade de crianças e adolescentes que estão com sobrepeso, obesas e que apresentam diabetes. As atividades contarão com a interdisciplinaridade das matérias de biologia, física e química.

·         Atividade 1: inicialmente serão feito o levantamento de dados e o pensamento sobre o fenômeno, onde inicialmente irão ser realizado um questionário para a coleta de dados sobre da alimentação/nutrição da turma. Após ocorrerá a discussão com a turma sobre questões relacionadas a essa temática, podendo ser utilizado o gráfico feito a partir do questionário como meio de observação do modo em que os estudantes estão se alimentando.

·         Atividade 2: é proposto o experimento para a observação da quantidade de açúcar de adição presente em bebidas industrializadas através do uso de um prisma e um apontador laser. Serão preparadas soluções de açúcar e em seguida será estabelecido um padrão para a medição da concentração para que sejam mensuradas as concentrações. Para finalizar serão realizados os resultados dessa experiência.

·         Atividade 3: será para a discussão e reflexão dos dados das atividades 1 e 2, através de perguntas que instiguem os estudantes a pensarem sobre o consumo excessivo de açúcar e a relação que isso tem com o aumento de casos de obesidade entre crianças e adolescentes, também trazendo a importância de uma boa e variada alimentação.

·         Atividade 4: será realizada uma conversa sobre obesidade, fazendo com que os alunos levantem hipóteses sobre esse assunto e também para que observem que essa doença pode ocorrer por interferência de diversos fatores além do excesso de açúcar. Para isso será utilizando um texto como base, esse texto fala sobre o hormônio leptina, conhecido como hormônio da saciedade.

·         Atividade 5: essa atividade terá como objetivo discutir e relacionar os dados científicos que explicam a obesidade juntamente com as hipóteses sugeridas pelos estudantes na atividade anterior, as análises serão feitas em grupos.

·         Atividade 6: as análises feitas anteriormente serão ampliadas e aprofundadas, podendo haver conflitos no uso dos dados e hipóteses, gerando um uma discussão entre as posições. O objetivo é fazer com que o aluno perceba que a obesidade é uma doença multifatorial, havendo diversos fatores que influenciam no seu aparecimento e trazer também a importância dos resultados da investigação.

·         Atividade 7: por fim aconteceria a divulgação dos conhecimentos, sendo aberta a escolha para qualquer tema abordado e também a forma que será divulgado, mas que envolva a comunidade escolar.

 De forma remota essa atividade pode ser adaptada sendo realizado o questionário através da ferramenta do Google Forms, assim o professor consigue realizar uma análise da alimentação da turma em geral, e os textos seriam trabalhados de forma assíncrona, como tarefa. Já para as discussões serem realizadas, o professor faria uso das plataformas que já utiliza para que sejam feitas de forma síncrona, e para o experimento sugiro que aconteça da mesma maneira, com o professor realizando como uma aula síncrona e após postaria na ferramenta de uso da escola os dados, fotos e informações de como decorreu o experimento. 


Referências:

Franco, Luiz Gustavo (Org.) Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação - Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

Questionário sobre o Artigo 2: Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia do Livro: Aprendizado ativo no ensino de botânica